quarta-feira, 8 de maio de 2024

Lei e Graça uma explicação de um teólogo leigo.



Há um entendimento meio que é errado no meio dos cristãos atuais acerca da lei.

A lei não foi dada para salvar ninguém mas ela foi dada para instruir o povo acerca do que é certo e errado.

Muitos cristãos pensam que no novo testamento a salvação é pela graça e isso está correto mas estes erram a afirmar que no velho testamento a salvação vinha pela lei o que é totalmente errado no velho testamento a salvação vinha pela graça também.

Quando Deus disse a Moisés não matarás ele não estava querendo criar uma salvação por meio do pacifismo mas ele estava tentando ensinar que mataram  é errado.

Quando Deus deu a Moisés o mandamento do sábado ele não estava tentando criar um sistema de salvação por meio do sabatismo mas ele estava querendo ensinar que nós não devemos ser escravos do trabalho e que nós devemos reservar um tempo para Deus.

A função da lei nunca foi salvar ninguém mas sempre foi instruir acerca do que é certo e errado e castigar os pecadores.

A lei pode ser usada para julgar e ensinar mas nunca para salvar a salvação vem única e exclusivamente da Graça divina.

E  a Graça divina tem se manifestou tanto no novo testamento quanto no velho testamento.

Quando uma adultera foi levada diante de Jesus para ser julgada Jesus a perdoou não pela lei pois a lei dizia que esta deveria ser condenada e de fato ele concordou com a lei dizendo que ela era pecadora.

Mas Jesus a perdoou por meio da Graça que é o perdão imerecido dos seus pecados.

Pois esta não havia sido acusada por ninguém e se arrependia profundamente do seu erro.

No velho testamento nós vemos a história do profeta Jonas e da cidade de Nínive o profeta anunciou que a cidade seria julgada e de fato foi julgada segundo a lei e muitos foram os pecados achados lá porém quando chegou o dia da execução do castigo, Deus perdoa os pecados daquele povo por causa do seu arrependimento.

A lei foi usada para julgar mas a salvação veio pela graça.

No novo testamento Paulo vai usar dois termos diferentes debaixo da lei e debaixo da graça.

Mas o que esses termos realmente significam.

Está debaixo da lei significa pecar e não se arrepender se você pegue e não se arrepende você está debaixo do castigo da lei e pode ser punido pelos seus pecados.

É aquele que está debaixo da graça é aquele que peca mas se arrepende dos seus pecados portanto seus pecados não podem ser mais usados contra ele e ele já não pode mais ser punido pela lei.

"1Timóteo 1:8-11 Nova Versão Internacional - Português (NVI)


Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada. Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, para os que praticam imoralidade sexual, para os homossexuais, para os sequestradores, para os mentirosos, para os que juram falsamente e para todo aquele que se opõe à sã doutrina, de acordo com o evangelho da glória do Deus bendito, o qual me foi confiado."


Muitos hoje em dia estão debaixo da lei e acham que estão debaixo da graça.


Mas se você pega e não se arrepende dos seus pecados e não reconhece os seus pecados você não está debaixo da graça você está debaixo da lei.


Paulo perseguia ferozmente os cristãos e não se arrependia dos seus pecados ele achava que estava prestando um serviço valioso a Deus, ele estava debaixo da lei mas quando este foi confrontado por Jesus Cristo acerca de suas ações ele se arrependeu e não estava mais debaixo da lei mas estava debaixo da graça mesmo sendo um pecador não recebeu o justo castigo que é a morte.

Mas recebeu o perdão gratuito e imerecido dos seus pecados.

Pois a graça é uma sentença de inocência no sentido de que mesmo sendo culpado de pecado contra Deus nós não seremos castigados nem punido por nossas transgressões mas em vez de receber o justo castigo merecido nós receberemos da parte de Deus um amor que não merecemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário