Esse negocio de inquisição protestante foi inventado por apologistas católicos da internet.
O caso de João Servet não prova que ouve uma inquisição protestante só prova o qual desonesto esse vídeo é pois ele não foi executado por ordem Calvino mais ele foi morto pelo conselho da cidade que não erra um tribunal religioso mais secular.
O mesmo tribunal que expulsou Calvino da cidade de Genebra.
A inquisição era um tribunal religioso ligado a igreja católica que perseguia as pessoas por crime de heresia.
Nuca ouve nada semelhante no protestantismo.
O único caso de uma pessoa morta na reforma protestante por heresia foi o de Joao Servet e mesmo esse casso não basta para provar a existência de uma inquisição protestante pois pegar um casso isolado como o de Sevet e compara com o de milhares a milhões de casos do lado católico é estrema desonestidade intelectual.
Os católicos gostam de olha para os reformadores como se esses focem uma versão protestante do papa da época o que não é verdade.
Calvino foi um dos lideres da reforma na suíça mais este não tinha nem de perto o poder que o papa tinha na suíça antes da reforma.
Pois os lideres protestante defendiam que as autoridade celulares é que deviam governar o lado politico da sociedade e a igreja só o lado espiritual.
E essa foi uma das razões de os suíços terrem aderido ao protestantismo para minas o poder totalitário de qualquer líder religioso dentro do pais.
Confiram o vídeo a baixo
https://www.youtube.com/watch?v=2r3ySaJCffo
E essa postagem também
http://www.caiafarsaromanista.comunidades.net/a-inquisicao-protestante-existiu
Nenhum comentário:
Postar um comentário