Quando em 1911 Josef Menčík adquiriu o Castelo de Dobrš por 1000 coroas, não restava muito do castelo medieval. Os telhados e o resto sofreram apenas tempestades e um incêndio. O castelo está em ruínas.
Grande amante da história, especialmente da história medieval da Boêmia, Josef Menčík salvou o edifício. Ele faz com que os aldeões parem de roubar pedras do castelo para construir sua própria casa. Ele consegue torná-lo mais ou menos habitável, vivendo sem eletricidade ou água encanada. Lá ele acumulou uma coleção de artefatos históricos e curiosidades, incluindo armas antigas e um antigo órgão de igreja.
Josef Menčík viaja pelos campos circundantes a cavalo, vestido com armadura, às vezes aquela que ele contrabandeou da França. Ele ensina grupos escolares sobre honra e valores cavalheirescos. Ele veste as crianças com armaduras, as coloca a cavalo e as desperta para a história. Um crocodilo de madeira é colocado no fosso para lembrar às crianças que um espécime real do Egito teria vivido lá. É popular e apreciado entre os habitantes locais.
Esforçando-se para seguir os valores cavalheirescos de honra, hospitalidade e justiça, aquele apelidado de "o último cavaleiro" (" Poslední rytíř ") nunca se recusa a abrir suas portas a um visitante curioso, mas estaria pronto para lutar contra um invasor se necessário.
Ao saber que os nazistas vão anexar os Sudetos, ele coloca sua armadura e capacete, arma-se com uma alabarda e parte em seu corcel para enfrentar os tanques alemães na cidade fronteiriça de Bučina.
As tropas alemãs, que recebem a ordem de cruzar a fronteira em Bučina, notam que um cavaleiro a cavalo os enfrenta. Eles hesitam por um momento, então começam a se mover e passam.
Pavel Fencl, historiador do Museu Prachatice
Os alemães provavelmente têm um misto de zombaria e respeito pela coragem desse excêntrico. De qualquer forma, eles não o matam e o prendem, eles o soltam. Em 19 de novembro de 1945, aos 75 anos, "o último cavaleiro" morreu em um país libertado do jugo nazista.
O edifício transformado agora abriga uma galeria de arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário