quarta-feira, 3 de abril de 2024

Qual é o movimento o truco político mais inteligente da história?

A decisão de Abraham Lincoln de deixar crescer a barba.


Resposta Priysha Sinha (QuoraEng) traduzido por Roberto Pascual

Abraham Lincoln foi o décimo sexto presidente dos Estados Unidos e até hoje é considerado o melhor [1] presidente dos Estados Unidos, devido à sua liderança na abolição da escravatura através da aprovação da Décima Terceira Emenda e pela salvação do país perante uma sangrenta guerra civil.

Durante a campanha presidencial, uma menina de 11 anos chamada Grace Bell escreveu-lhe uma carta, aconselhando-o a deixar crescer a barba para vencer a eleição. Na sua carta lia-se: “Deixe crescer a barba... assim melhorará a sua aparência, devido à magreza da sua face”. Ela acreditava que, com isso, Lincoln teria uma maior probabilidade de seduzir as mulheres casadas, que, por sua vez, convenceriam os seus maridos a votarem nele.


Lincoln respondeu: “Em relação à barba, tendo em conta que nunca a deixa crescer, não seria interpretado como frívolo fazê-lo agora?”. Teria sido um agradecimento formal, mas a recusa da sugestão? Um mês depois, Lincoln já exibia a sua barba, após considerar a sugestão de uma menina de 11 anos de idade.

É certamente difícil imaginar que alguns pelos faciais influenciassem o resultado da eleição, mas a proposta de Grace Bedell, sem dúvida, ajudou a tornar Lincoln a pessoa mais reconhecível e, portanto, fez dele um ícone da história americana. Mais tarde, quando Lincoln se tornou presidente, marcou uma reunião pessoal com Grace na sua cidade natal, Westfield, Nova Iorque, em 1861, para lhe agradecer.

Obrigado

Nota: Grace Bedell usou a palavra whiskers, palavra inglesa usada para designar os bigodes dos gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário