quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Colossenses 2:16-17 explicação na minha visão de leigo?


Colossenses 2:16-17


16Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

17Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.


Antes de debatermos acerca desse versículo nós temos que entender qual foi o contexto no qual tal ensinamento foi transmitido.

Tal doutrina foi ensinada no contexto pagão no qual os crentes em Jesus eram minoria o apóstolo Paulo não estava em cidades ou regiões predominantemente judias mas predominantemente pagãos. 

Ás vezes era comum que apenas poucas pessoas às vezes talvez só uma pessoa se convertesse em uma cidade ou região e aí ficava a questão como essa pessoa ela viveria a sua fé se não havia sinagogas por perto ou quem lhe ensinasse a viver a fé, então o apóstolo dá este ensinamento. 

De fato o contexto nos ajuda a entender melhor esse versículo pois apesar de ele ser usado para anular as festas do senhor as regras alimentares e até mesmo o sábado do senhor tal ensinamento tal doutrina não tem a ver com anulação da palavra de Deus mas apenas busca nos trazer uma compreensão maior acerca dos ensinamentos de Deus. 

O que é tratado nesta doutrina nesse ensinamento em questão não é anulação da lei de Deus mas nos é ensinado que tais coisas não são obrigatórias para a salvação. 

Uma pessoa não obrigatoriamente tem que guardar as festas o sábado e as leis alimentares para serem salvos. 

Pois a função da Lei de Moises não é salvar mas sim ensinar a forma correta de vivermos as nossas vidas.

As festas do senhor nos revela-o o plano de deus para salvar o seu povo.

O sábado nos revela que o senhor é o nosso descanso. 

E as leis alimentares nos ensinam a importância de fazer a separação entre o sagrado e o profano, e que assim como no princípio houve pais entre o homem e a criação de Deus assim também deve ser no final. 

O apóstolo Paulo vivia numa sociedade predominantemente judaica porém um dia Jesus começou a ensinar e a desafiar os líderes e autoridades dos judeus Jesus criticou o zelo excessivo dos Judeus que acabava fazendo mais mal do que bem. 

O problema em si não é que Jesus queria tirar a autoridade deles mas ele queria apenas que eles entendessem que eles não poderiam oprimir o povo tendo como base a lei de Moisés pois além de Moisés foi dada para punir o ímpio e resguardar o justo e não o contrário.

Por isso Paulo vai dizer que a lei é boa se ela for usada corretamente mas se ela for usada da forma errada ela pode fazer mais mal do que bem.

Muito provavelmente o que está sendo tratado no versículo em questão é semelhante o que acontecia entre Jesus e os fariseus. 

Jesus guardava as leis de Moises, não comia alimentos impuros, guardava o sábado e as festas do senhor. 

Mas mesmo assim ele era caluniado todos os dias da sua vida por fanáticos religiosos de seu tempo.

Jesus bebia vinho moderadamente e eles diziam veja Jesus é um beberrão. 

Jesus guardou a lei do sábado como nenhum outro judeu jamais guardou mas no entanto eles acusaram Jesus de ter violado a Lei do sábado querendo apedrejá-lo por causa disso.

De fato não a base desse versículo para dizermos que a lei foi anulada ou que as festas não são mais necessárias e que o sábado não é mais necessário

No que se refere a guarda da lei nós não vemos uma anulação nesse versículo mas um aprofundamento acerca do assunto o apóstolo Paulo nada mais está fazendo do que se aprofundarem um tema fascinante.

Conclusão a discussão em Colossenses 2: 16 - 17 não é se as leis deve ser guardada ou não mas qual é de fato é a função da lei e a forma correta de guardar a lei nós não temos que guardar a lei do jeito que os judeus guardavam principalmente os legalistas mas nós devemos guardar a lei tal como Jesus guardou não com legalismo mas com amor no coração não com ódio mas com amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário