Vibranium é um metal fictício que aparece nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. É mais conhecido como um dos materiais usados para construir o escudo do Capitão América, e também é conhecido por sua conexão com o Pantera Negra, pois seu uniforme é feito de vibranium e é encontrado em sua terra natal, a nação africana de Wakanda.
No Universo Marvel, o Vibranium foi depositado pela primeira vez na Terra por um meteorito há 10 mil anos. Vibranium Antártico ou Anti-Metal, é criado por meios artificiais, em contraste com o natural, ou vibranium wakandano.
Vibranium de Wakanda
O vibranium apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #53 (agosto de 1966), por Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (desenhos).
É usado no arsenal do supervilão Garra Sônica e pelo rei de Wakanda, o Pantera Negra. Também foi usado na fabricação do escudo do Capitão América ou na armadura Defensor que são compostos de vibranium, aço americano e um catalisador desconhecido. Ao utilizar a engenharia reversa neste composto, o metal adamantium foi obtido pela primeira vez.
Localizado na nação africana fictícia de Wakanda, o vibranium tem a capacidade de absorver todas as vibrações em sua proximidade, bem como a energia cinética direcionada a ela. Uma arma com um silenciador feito de vibranium seria completamente silenciosa, e botas com solas feitas de vibranium muda completamente o som dos passos de quem as usava. Verificou-se que as botas de vibranium do Pantera Negra evitam danos em quedas se ele aterrissa de pé por absorverem toda a energia cinética; O Capitão América usou seu escudo para obter um efeito semelhante, como pode ser visto no filme Ultimate Avengers (2006), bem como junto com as botas usadas por Nick Fury em Ultimate X-Men.
As moléculas do vibranium permanecem invulgarmente firmes, mesmo a temperaturas tão baixas quanto o zero absoluto, dando-lhe os seus poderes de absorção. Por esta razão, o vibranium de Wakanda não pode ser solidificado apenas reduzindo sua temperatura. O vibranium pode ser solidificado apenas a uma pressão de 13 atmosferas, ou sublimado a uma temperatura de 3316 ° C.
Devido à sua qualidade de absorção de vibração, o vibranium é altamente resistente. Com a calibração correta, sua frequência de vibração pode até destruir diamantes.
Vibranium antártico
A outra variedade do vibranium foi vista pela primeira vez em Daredevil # 13 (fevereiro de 1966), por Stan Lee (roteiro) e John Romita, Sr. (desenhos).
Esta variedade, também conhecida como Anti-Metal, é nativa da selva antártica artificial conhecida como Terra Selvagem. Parnival Plunder (o irmão maligno do homem conhecido como Ka-Zar) planejava usá-lo para criar armas com as quais ele conquistaria o mundo. Foi usado por Henry Pym para derrotar Ultron de uma vez por todas. Certos bombardeios de partículas podem transformar o vibranium antártico em uma variedade artificial e instável de vibranium de Wakanda.
A variedade antártica do vibranium produz vibrações em vez de absorvê-las; Essas vibrações transformam qualquer metal que entre em contato com ele em líquido, incluindo o adamantium, de outra forma indestrutível. Grandes amostras de vibranium antártico causaram que os metais fossem apenas próximos deles para se tornar líquidos. Seu efeito sobre o Uru é desconhecido.
Durante a sua primeira missão juntos, os Novos Vingadores descobriram que uma facção da S.H.I.E.L.D. (que na verdade eram Skrulls) tinha mutantes escravizados na Terra Selvagem para extrair essa variedade de Vibranium.
O Homem-Aranha criou alguns rastreadores aranha feitos com o Vibranium Antártico para destruir o metal artificial Reverbium criado no Horizon Labs, que devido à sua instabilidade diante das ondas sonoras é considerado perigoso.
Os X-Men usam para o dispositivo de camuflagem de sua nave. (Grandes heróis Marvel 52 X-Men Temporada De caça aos mutantes).
Fonte:https://marvel-cosmic.fandom.com/pt-br/wiki/Vibranium
Nenhum comentário:
Postar um comentário