sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Conheça todas as armas usadas pelos Monges Shaolin



Algumas das matérias mais populares do nosso site são sem dúvida aquelas onde damos uma olhada nas armas que foram utilizadas por grupos históricos, sejam eles vikings, cowboys, ninjas, samurais, espiões ou gladiadores. Hoje, porém, nós vamos dar uma olhada nas armas utilizadas pelos famosos monges shaolin, que ficaram conhecidos na mídia por suas incríveis performances e feitos aparentemente sobre humanos.

Mas antes de começarmos nós temos de explicar algumas coisas, primeiro de tudo o que são monges shaolin? Eles são monges budistas que além de realizarem rituais religiosos também praticam o chamado Shaolin Kung Fu. Além disso é bom saber que cada templo Shaolin tem suas próprias regras e treinamentos, então o que você vai ler abaixo será uma mistura de todos eles.



A primeira arma de um monge shaolin são seus punhos, desde cedo (alguns começam a treinar com apenas 6 anos de idade) eles são ensinados a treinar os seus punhos, eles fazem isso repetindo o mesmo movimento várias vezes e depois acertando coisas com seus socos, como pedaços de madeira, bacias cheias de água e até bacias cheias de areia. Conforme eles vão ficando mais fortes eles mudam os materiais para coisas mais duras, e também aumentam o número de socos dados, que às vezes passam dos 1000 por dia dependendo do treinamento.



Além de seus punhos os monges também treinam a força de seus dedos, eles fazem isso "cutucando" árvores, pedaços de madeira e outros objetos várias vezes seguidas por anos a fio, no fim esses objetos ficam marcados com as cutucadas que eles receberam durante as décadas de treinamento.
Como se isso não bastasse, eles também fazem flexões usando apenas os dedos e ainda usam eles como martelos, ou seja, para enfiar pregos em pedaços de madeira, depois eles puxam os pregos até eles saírem da madeira.



E, claro, nós também temos de falar das pernas dos monges, que são tão treinadas quanto seus braços, punhos e dedos. E o treinamento é praticamente o mesmo de qualquer outra parte do corpo, eles chutam superfícies duras várias vezes por dia, normalmente pedaços de madeira e até mesmo pedras.




Por último, vamos falar sobre um treinamento muito incomum chamado de Tie Tou Gong, que visa fortalecer a cabeça dos praticantes. Esse método envolve bater objetos diretamente contra a cabeça e também bater a cabeça (normalmente enrolada em um pano) contra superfícies duras.



Bom, agora que cobrimos o corpo deles vamos falar das armas de verdade, começando com o bastão Bodhidharma, que também é conhecido como Bastão Shaolin. Ele na verdade não tem nada de especial, é apenas um bastão de madeira que mede cerca de um metro e oitenta de comprimento. Pode ser usado para golpear, bloquear e desviar ataques inimigos.

Muitos acreditam que os shaolin adotaram esses bastões porque eles eram fáceis e baratos de serem feitos, e também porque eles são monges, ou seja, pacifistas, e por isso não gostavam de usar armas como espadas, que matavam até por acidente. Mas isso são apenas especulações.




E falando em espadas nós temos a Jian, muito usada em apresentações ela é uma espada reta de dois gumes que vem sendo utilizada durante os últimos 2.500 anos na China. No folclore chinês, elas são conhecidas como "O Cavalheiro das Armas" e "Espada Tai Chi".

Originalmente elas eram feitas de bronze, depois foram feitas de aço, mas existem algumas jian, provavelmente cerimoniais, que foram esculpidas de uma única peça sólida de jade. O peso de uma espada média de 70 centímetros de comprimento de lâmina é de aproximadamente 700 a 900 gramas.



A Jiu Jie Bian é uma espécie de chicote de corrente, ela é composta por diversas hastes de metal, que são unidas ponta a ponta por anéis, formando então uma corrente flexível. Geralmente essa arma possui um cabo em uma extremidade e um dardo de metal, usado para cortar ou perfurar o oponente, na outra.
Uma bandeira de pano é frequentemente fixada na extremidade da arma ou perto dela e uma segunda bandeira pode cobrir o cabo da corrente. As bandeiras produzem um som enquanto o chicote balança no ar, o que faz dela perfeita para apresentações públicas.



O Guan dao, conhecido também como "A Lâmina do General", é uma lâmina pesada que é montada no topo de um bastão de 1,5 a 1,8 metros. O "guandao de teste" mais pesado conhecido, que reside em um museu em Shanhaiguan, pesa 83 kg.

De acordo com a prática contemporânea do Wushu (Kung Fu), seu objetivo seria mais desarmar um oponente e desviar seus ataques do que atacar, por isso um grande véu é preso na extremidade da arma, para dissuadir e confundir os oponentes. No entanto, não há evidências disso ser verdade.



Os shaolin também são fãs do Sanjiegun, que é um bastão de madeira que pode ser dividido em três partes, com cada parte sendo conectada por um pedaço de corda ou corrente.

Historicamente feitos de carvalho branco, madeira de cera ou bordo vermelho chinês, as versões modernas são construídas de rattan, bambu, madeiras nobres ou até de alumínio. Para um ajuste ideal, cada um dos três bastões deve ter aproximadamente o comprimento do braço do combatente (geralmente 60 a 70 centímetros) e ter um diâmetro combinado que caiba facilmente na mão (32 mm em média).



O Shéng Biāo nada mais é do que um dardo amarrado em uma corda, que pode ter até 3 metros de comprimento. Basicamente eles jogam o dardo no oponente e usam a corda para puxar o dardo de volta, mas em apresentações eles fazem movimentos muito mais complicados, chegando até mesmo a chutar o dardo em alvos específicos.



Essa arma aqui é... bom... é uma bengala. Ela provavelmente começou a ser usada por ser algo que eles podem facilmente carregar por aí e também por ser uma arma não letal, mas isso são novamente apenas especulações.



Uma Yuèyáchǎn, Monk's Spade ou Shaolin Spade, é uma arma de origem chinesa que consiste em uma vara longa com uma lâmina plana em forma de pá em uma extremidade e uma lâmina menor em forma de lua crescente na outra.
Segundo lendas locais, na China antiga os monges budistas muitas vezes carregavam consigo pás ("spades" em inglês) quando viajavam. Isso tinha dois propósitos: se encontrassem um cadáver na estrada, poderiam enterrá-lo adequadamente seguindo os ritos budistas, e o instrumento também poderia servir como arma, para defesa contra bandidos.



Essa espada se chama Dao, ou Shaolin Broadsword, ou Sabre Chinês, bom, independente do nome ela serve apenas um propósito, cortar coisas e pessoas.
O tamanho e material dessas espadas sempre varia, e sua lâmina pode ser reta ou curvada. Essa espada é tão popular na China que ela foi até mesmo utilizada na Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945).



A Qiang é uma lança, as características mais comuns da lança chinesa são a lâmina em forma de folha e a borla vermelha de crina de cavalo amarrada logo abaixo da lâmina.
O comprimento dessas armas varia de cerca de 2,5 m de comprimento até 6 m. As lanças de artes marciais são normalmente feitas de madeira de cera, uma madeira mais leve e flexível, mais adequada para performances, elas são comumente chamadas de "lanças de flores".



As marretas shaolin tem dois propósitos, claro, elas podem facilmente ser usadas como armas letais, mas muitos consideram elas apenas ferramentas para malhar, sendo basicamente pesos para fortalecer os braços dos monges.


Fonte:https://www.realworldfatos.com/2023/11/conheca-todas-as-armas-usadas-pelos-monges-shaolin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário