segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Flor cadáver floresce em jardim Botânico nos EUA





Olá amigos e amigas... Dias atrás falamos aqui no Noite Sinistra de flores que depois de secas ficavam parecidas com caveiras (clique aqui para recordar). Essa postagem atingiu um bom número de acessos, o que me motivou a ir atrás de outros materiais relacionados com plantas estranhas, então eis que o postal g1 publicou essa semana a notícia que dá nome a postagem abaixo. Convido vocês a ler o texto abaixo e conhecerem as estranhas "Flores cadáver".


Após seis anos, uma flor-cadáver voltou a florescer no Jardim Botânico dos EUA, que fica ao lado do Capitólio, na capital Washington. A planta Arum Titan, cujo nome científico é "Amorphophallus tintanum".


A Arum Titan, que floresce apenas três ou quatro vezes ao longo de seus 40 anos de vida, é mais conhecida como "flor-cadáver" por exalar um forte cheiro de carne podre.


A planta é originária das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, onde está em perigo de extinção por causa do desmatamento.


A flor cadáver junto com a Rafflesia arnoldii, são as duas maiores flores do mundo, sendo que ambas podem ser encontradas no mesmo continente. A Arun Titan, que foi descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878, pode atingir 75 Kg e mais de três metros de altura, durante o período de inflorescência.


O forte odor emitido pela planta, que deu a planta o seu apelido, é também responsável por atrair insetos carniceiros, principalmente besouros, tanto para a polimerização, como para alimentação da planta, o que faz da flor cadáver, que no início de sua existência pode crescer até 16,6 centímetros por dia, a maior flor carnívora do mundo.


Fonte: G1 e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário