A meritocracia é a ideia de que a pobreza extrema pode ser combatida mediante o trabalho pois é o esforço individual que dignificam o ser humano.
A meritocracia não nega que todos nós somos desiguais que uns nascem baixos outros altos uns magos outros gordos uns pretos outros brancos uns homens outros mulheres uns ricos e outros pobres.
O que a meritocracia faz é reconhecer que todos nós somos desiguais e que não há nada de errado nisso é normal que as coisas sejam desiguais por ninguém é igual e nunca será.
A meritocracia não existe para deixar todos ricos mas ela existe para dar dignidade ao maior número possível de pessoas.
Ela é a ideia de que não tem uma solução mágica ou perfeita para resolver os problemas do mundo só o que há é o trabalho e o esforço individual que ao longo do tempo pode gerar uma sociedade mais rica e próspera.
O que não deve ser confundida com uma sociedade sem desigualdade uma vez que isso é a condição normal da sociedade todos somos desiguais e sempre seremos.
Quando a esquerda fala sobre o combate a desigualdade ela não está fazendo mais do que alimentar a narrativa que gera a desigualdade e a miséria extrema.
O que os políticos deveriam fazer não é combater a desigualdade mas é combater as leis que já existem que buscam criminalizar o esforço individual que tem como foco o crescimento pessoal.
Ou aquelas leis que tem como objetivo a criminalização do acúmulo de capital.
Que buscam tachar os ricos pois elas são uma piada elas não tem como objetivo de fato consertar algo na sociedade mas só gerar problemas sociais pois quando o rico percebe que vai ser taxado ele cai fora e deixa o pobre se f**** no lugar.
A meritocracia não promete fazer do mundo um paraíso socialista a onde ninguém pisa em ninguém mas o que a meritocracia promete é que por meio do esforço individual cada indivíduo pode crescer isto é claro se não houver impedimentos como por exemplo leis estatais.
Ao nascer todos nascem de forma desigual mas perante a lei todos deveriam ser iguais se um rico pode abrir uma empresa um pobre também deveria ter o direito mas na prática não é assim o estado brasileiro cria tantas leis acerca da economia que se torna inviável para uma pessoa pobre empreender em um país como este.
Ao longo do tempo a meritocracia pode desenvolver a economia e a sociedade mas nunca acabar com a desigualdade e com a pobreza e nem é isso que ela promete pois se ela prometesse estaria prometendo algo impossível de ser feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário