Jengu é uma espécie de sereia que habita nos rios e mares de Camarões, país do Centro Oeste da África. Sua aparência varia muito, porém as pessoas que alegam ter visto uma Jengu dizem que é uma mulher linda, metade humana e metade peixe, de cabelo longo e cacheado, e com os dois dentes dianteiros da parte de cima separados.
O plural de Jengu é “Miengu”, e elas são espíritos da água venerados pelo povo Sawa, grupo étnico de Camarões. Dizem que trazem fortuna para seus adoradores, são curandeiras e intermediadoras entre os humanos e os espíritos.
Para os grupos étnicos de Camarões, o culto às Miengu é uma tradição e é inclusive considerado um rito de passagem de meninas para a idade adulta, onde as meninas vestem um vestido feito de folhas de samambaia e cumprem uma série de ações. Após essa cerimônia, as meninas passam a ser membros ativos do culto às Miengu.
Uma das cerimônias mais importantes hoje em dia se chama Ngondo, que é realizada na primeira quinzena de dezembro pelo povo Sawa nas margens do rio Wouri, localizado na cidade de Douala. Nessa cerimônia, um dos participantes entra na água com uma oferenda dentro do vaso sagrado, e fica debaixo d’água o máximo de tempo que conseguir, para se comunicar com seus ancestrais. Assim que emerge, traz previsões para o ano vindouro, contadas a ele pelas Miengu. Apesar de ser realizada pelo povo Sawa, a cerimônia Ngondo é composta por pessoas de vários grupos étnicos, pois também representa a união e o triunfo entre membros de diferentes tribos. A cerimônia consiste em três partes: a imersão do vaso sagrado (aquele que contém a oferenda), a eleição da Miss Ngondo, e a corrida de pirogue, que é um pastelzinho doce.
A tradição diz que toda Jengu protege seu povo, e os ajuda a manter seus rituais e cerimônias que são fonte de sabedoria, prosperidade, força, fertilidade, fraternidade, amor, que trazem boas colheitas e boas pescas.
Fonte:
https://tavernadascebolas.blogspot.com/2020/05/jengu-folclore-africano.html
MAX, Wilson Ken. Creatures from African Mythology. The Illustrationist. Inglaterra, 1 de janeiro de 2013. Disponível em: <https://theillustrationist.com/2013/01/01/creatures-form-african-mythology-jengu/>. Acesso em 12 de maio de 2020.
Amanda. Sacred Ngondo water festival in Cameroon where people enter into the water for one hour and return unwet. Africa Buzzfeed. 4 de Abril de 2020. Disponível em: <http://africabuzzfeed.com/sacred-ngondo-water-festival-in-cameroon/>. Acesso em 12 de maio de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário