Arte por Anne E. G. Nydam
De acordo com as histórias passadas de geração á geração, o Ninki Nanka é um monstro marinho que habita os pântanos dos países do Oeste da África, como Senegal e Gâmbia. De acordo com a lenda, o Ninki Nanka é um réptil gigante, de escamas que refletem a luz, com uma cabeça que lembra a de um cavalo com três chifres. Variações da lenda dizem que se parece com um dragão, e que tem a habilidade de cuspir fogo.
As pessoas que infortunadamente encontram essa criatura, se não morrem pelo seu ataque, acabam morrendo inexplicavelmente semanas depois. São poucos os que vêem a criatura e sobrevivem pra contar a história.
A história do Ninki Nanka se espalhou de tribo em tribo por várias regiões da África. Há uma canção chamada “Ninki Nanka” no álbum “Casamanse au clair de La Lune”, de 1984, do grupo musical senegalês chamado “Touré Kunda”.
No verão do ano de 2006, um grupo de pesquisadores ingleses do Centro de Zoologia Forteana (em inglés “Center for Fortean Zoology) foi para Gâmbia procurar pela criatura e recolher testemunhos de pessoas que afirmavam tê-lo visto. No final da expedição, o grupo não encontrou nenhuma prova concreta da existência do Ninki Nanka, porém levaram para a Inglaterra uma amostra de algo que acreditavam ser uma de suas escamas. Constataram que a “escama” não era um material biológico, podendo até mesmo ser apenas um pedaço de termoplástico celuloide, material no qual são feitos os rolos de filme.
Apesar de não terem sucesso ao procurar pelo Ninki Nanka, os pesquisadores ingleses afirmaram que ainda não há certeza se a lenda tem bases na realidade, ou se é totalmente folclórica, já que mesmo não tendo encontrado provas da existência da criatura, também não encontraram provas concretas de que não exista.
Fonte:
https://tavernadascebolas.blogspot.com/2020/07/ninki-nanka-criptozoologia.html
MAX, Wilson Ken. Creatures from African Mythology. The Illustrationist. Inglaterra, 4 de maio de 2013. Disponível em: <https://theillustrationist.com/2013/05/04/african-mythological-creatures-ninki-nanka-the-dragon/>. Acesso em 2 de julho de 2020.
TORRE, Inez. Here be Monsters: The Search for Africa’s Mythical Beasts. CNN World. Estados Unidos, 19 de dezembro de 2014. Disponível em: <https://edition.cnn.com/2014/12/19/africa/gallery/monsters-of-africa/index.html>. Acesso em 2 de julho de 2020.
Hunt for Gambia’s Mythical Dragon. BBC News. Inglaterra, 14 de julho de 2006. Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/5180404.stm>. Acesso em 2 de julho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário